terça-feira, 19 de julho de 2011

2ª Caravana da Acessibilidade Debate Educação Inclusiva em São Paulo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio da União dos Vereadores do Estado de São Paulo inicia em Piracicaba, no próximo dia 30 de julho (sábado), a segunda versão da Caravana da Inclusão Social, Cidadania e Acessibilidade para debater as questões relacionadas à educação inclusiva e mercado de trabalho.
 
A Secretaria, para direcionar a caravana, fez pesquisa junto à rede  estadual de ensino, que mostrou que as relações familiares estão extremamente ligadas ao mau desempenho deles na escola. Ficou claro também que muitos profissionais de Ensino têm dificuldade em compreender o que é deficiência. “Por isso, a Educação Inclusiva deve ser adotada como uma política sistêmica, sendo inserida em meios educacionais de forma generalizada, fazendo com que cada  vez mais haja conexão entre todos os alunos das redes de ensino”, disse a secretária Linamara Rizzo Batistella.

Será realizado para esse fim, uma série de 10 seminários, estrategicamente divididos pelo Estado. Os eventos terão o apoio das câmaras e prefeituras municipais, fundamental para a mobilização de todos os envolvidos na questão da inclusão social e cidadania.

A secretária Linamara espera o engajamento de todos, inclusive da sociedade civil. “Buscar capacitação, levar capacitação para o município, exigir em todas as concessões a contrapartida para garantir a acessibilidade, exigir que na compra de livros didáticos, a contrapartida da acessibilidade. 

Isso é cidadania, isso é transformar a escola em um veículo importante para novos cidadãos, para que sejam consistentes, para que pessoas sejam capazes de, no universo de nossa sociedade, garantir uma coisa que se chama sustentabilidade. Para que essa sociedade seja sustentável, nós precisamos colocar todos para dentro, nós não podemos mais conviver com um número mínimo de pessoas trabalhando para assegurar o bem estar social de todos.
 
Nós precisamos começar a inversão agora, vamos trazer todos para dentro da produção, vamos garantir escola de qualidade para crianças com e sem deficiência, vamos fazer com que cada um, a sua maneira, participe e interaja, promova a transformação. Que faça deste mundo, um mundo para todos”, finaliza a doutora Linamara.
 
O presidente da Uvesp, Sebastião Misiara  está trabalhando no sentido de transformar o vereador no principal agente dessa transformação. “Estamos falando de 6324 agentes públicos que têm a missão de trabalhar pelo desenvolvimento social e sustentável dos municípios”, disse.

Agenda dos próximos seminários
Piracicaba – 30 de Julho
Olimpia- 13 de agosto
Mogi das Cruzes – 27 de agosto
Catanduva – 10 de setembro
Lencóis Paulista – 24 de setembro
Assis – 08 de outubro
Itapetininga – 22 de outubro
 Araraquara – 12 de novembro
Pariquera Acú – 26 de novembro
São Paulo – 10 de dezembro
Mais informações, favor entrar em contato com a assessoria de comunicação da UVESP, pelos telefones (11) 3884.6746 / 3884.6661 ou pelo e-mail imprensa@uvesp.com.br ou ainda pelo site www.uvesp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário