quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conferência sobre a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência terá forte presença brasileira

Prédio da ONUA IV Sessão da Conferência da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência ocorrerá na sede da ONU em Nova York de 7 a 9 de setembro. O Brasil estará presente com delegação composta por membros da Secretaria de Direitos Humanos, parlamentares e ONGs.

O tema da quarta sessão será “Promovendo o Desenvolvimento com base na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”. Os sub-temas serão: “Promovendo a Convenção através da cooperação internacional”, “Participação Política e Civil” e “Trabalho e Emprego”.

Haverá ainda uma reunião das organizações da sociedade civil no dia 6, antes do começo da Conferência, e diversos eventos paralelos. O Brasil participará de dois deles. No dia 7/9, à 1:15h no salão 7, o relato do Grupo de Trabalho sobre Promoção e Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Autoridades de Alto Nível – Encontro sobre Direitos Humanos do MERCOSUL. A representante brasileira será a Diretora doDepartamento de Políticas Temáticas da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria dos Direitos Humanos, Ana Paula Crosara. No dia 8/9, às 6:15h, também na sala 7, o tema será Direitos Humanos e Políticas Inclusivas para Crianças e Adolescentes com Deficiência, com representantes dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social, Comitê Paraolímpico, Secretaria de Direitos Humanos e parlamentares.

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi aprovada pela Assembléia Geral da ONU na Resolução 61/106 de 13 de Dezembro de 2006. Ela entrou em vigor em 3 de maio de 2008 após ter sido ratificada por parte de 20 países. O Artigo 40 da Convenção estipula que “Os Estados Partes deverão reunir-se regularmente em uma Conferência dos Estados Partes a fim de considerar matérias relativas à implementação da presente Convenção.” Desde 2008, três sessões da Conferência dos Estados Partes foram realizada na sede das Nações Unidas, em Nova York.O Brasil ratificou a Convenção com status constitucional em 2008.

Confira no link a programação completa da Conferência e os eventos paralelos, em inglês:


Fonte: ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário