segunda-feira, 18 de julho de 2011

Governo inicia na zona leste projetos pilotos para atender pessoas com deficiência

A Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) lança, nos próximos dias, pela zona leste de Manaus, projetos pilotos nas áreas de saúde e de esporte e lazer destinados a pessoas com deficiência, seja física, auditiva ou visual. Os projetos atendem a uma das prioridades do governador Omar Aziz de inclusão social por meio da transversalidade de ações de órgãos do governo estadual. A programação das atividades está em fase de conclusão. Na área educacional, a Seped inaugura, nesta segunda-feira (18), ação integrada com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), na oferta de cursos de informática para essa parcela da população.
Segundo a secretaria da Seped, Vânia Suely, o desenvolvimento de ações em conjunto pelas secretarias do Governo Estadual contribui para dinamizar o trabalho da nova Secretaria, instituída em dezembro do ano passado. “Para acelerar a implantação dos projetos, vamos aproveitar os espaços físicos que já atendem a comunidade. Não podemos esperar a construção de uma estrutura para começar a trabalhar. Se existem meios para colocar em prática os projetos pilotos, vamos começar de imediato”, enfatiza a Vânia.
Nesta primeira etapa, os projetos serão implementados na zona leste da cidade e englobam a oferta de atividades físicas e motoras, desenvolvidas especialmente para pessoas com deficiência, sob a orientação de profissionais da Secretaria Estadual de Esporte, Juventude de Lazer (Sejel) nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) Eliza Bessa Freire, no bairro Jorge Teixeira, e Cintia Régia Gomes do Livramento, no bairro Nova Vitória. A gerente de Educação Especial da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Hortência Macedo, afirma que os Cetis dispõem de estrutura adequada para essas atividades, com espaços amplos e equipamentos que facilitam atividades de reabilitação e que estimulam, por exemplo, a psicomotricidade.
“As quadras de esportes, piscinas e salas de dança serão utilizadas para atender pessoas com deficiência que moram no entorno dos Cetis. Ações deste tipo, quando acontecem em um espaço físico democrático, são uma maneira de incentivar a inclusão social”, afirma Hortência. Além dos Cetis, os Centros de Convivência da Família do Governo do Estado também serão utilizados para a prática de atividades físicas e motoras com pessoas portadoras de deficiências.
Saúde - Na área da saúde, uma equipe multiprofissional irá atuar na Policlínica Colônia Antônio Aleixo com programas para este público, também na zona leste. De acordo com a secretária da Seped, os especialistas irão promover serviços médicos que vão desde fisioterapia até o atendimento psicológico. “No sentido de incentivar a reabilitação do deficiente e a inclusão social, os profissionais da saúde irão trabalhar tanto no atendimento mais generalistas quanto em questões pontuais”, ressalta Vânia, acrescentando que a expectativa com as ações é possibilitar às pessoas com deficiência condições de integração e de desenvolvimento de atividades rotineiras.
De acordo com Vânia Suely , a Secretaria mantém a programação de reuniões com representantes dos demais órgãos do Governo Estadual, bem como representantes da sociedade civil e de outras esferas de governo para estabelecer parcerias e estratégias que resultem na soma de esforços para implantação de projetos que atendam as pessoas com deficiência.
Informática - Em parceria com o Cetam, a Seped inicia nesta segunda-feira, dia 18 de julho, os primeiros cursos de Informática voltados a pessoas com deficiência visual e auditiva. São 76 vagas no total. Para atender as especificidades das pessoas com deficiência visual, o Cetam utilizará uma metodologia especial para as aulas, por meio do software DOS VOX, um sistema para microcomputadores que se comunica com o usuário através da síntese de voz. As aulas serão conduzidas por instrutores capacitados especialmente para essa finalidade, além de utilizar material didático em braile.
Em relação aos cursos de Informática voltados para as pessoas com deficiência auditiva, as aulas serão acompanhadas por um intérprete especializado em libras (linguagem de sinais), para facilitar a comunicação e o aprendizado dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário