As pessoas com Deficiência Auditiva preferem ser identificadas como Pessoas Surdas.
Não é correto afirmar que alguém é “surdo-mudo”. É comum que pessoas surdas não consigam falar oralmente por não terem sido reabilitadas para tal. Muitas delas fazem leitura labial, seu processo de comunicação se dá através da utilização da língua Brasileira de Sinais LIBRAS e também mediante o uso de próteses auditivas.
Quando dialogar com surdos, e ele não estiver prestando atenção em você, acene ou toque levemente em seu braço. Quando estiver conversando, se expresse de maneira clara, pronunciando bem as palavras, mas sem exageros. Fale num ritmo costumeiro e num tom normal de voz, a não ser que lhe peça para conversar mais devagar e alto. Gritar não adianta, fale de frente para o surdo e nunca fora do seu campo de visão Evite ficar contra a luz, pois isso dificulta a visão de seu rosto. Faça com que a sua boca esteja bem visível, gesticular ou segurar algo em frente aos lábios torna impossível a leitura labial.
Seja expressivo ao falar. Como as pessoas não podem captar mudanças sutis em tons de voz que expressam alegria, tristeza, ou seriedade, as expressões faciais, os gestos e o movimento do seu corpo serão excelentes indicadores do que você quer dizer. Se for necessário, comunique-se através de bilhetes. O importante é interagir.
Fonte: http://www.incluipe.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário