Apesar das calçadas e ruas em torno ainda estarem em péssimas condições o prédio da câmara de vereadores de Londrina, tem sido um dos órgãos públicos pioneiros na Acessibilidade.
Depois de oito anos de reivindicação de entidades (de e para) pessoas com deficiência e do próprio conselho municipal, temos percebido que o legislativo Londrinense tem caminhado a passos largos em direção a acessibilidade plena.
Ao chegarmos ao prédio de legislativo, nos deparamos com calçadas com piso tátil, estacionamentos com vagas exclusivas para pessoas com deficiência e idosos e rebaixamento de calçadas de acordo com as normas.
No interior do prédio já está pronta uma rampa que do acesso às galerias do plenário para que os cadeirantes que forem acompanhar a sessão. Mais para isso acontecer é preciso que se finalize a construção do elevador que dá acesso ao andar de cima do prédio que é justamente onde está posicionada a rampa e também os gabinetes. Segundo o que nos informou a acessória da casa este elevador estará pronto em poucas semanas.
Ao entrar no plenário também verificamos um elevador que da acesso a mesa diretora da casa, ainda falta adequar a tribuna, pois se um dia algum cadeirante for eleito vereador ou for uma liderança importante para falar algo que diz respeito ao grupo, este enfrentará problemas com acesso a esta tribuna.
A câmara de vereadores também conta com banheiros adaptados na parte de baixo do prédio, porem dentro do plenário ainda não.
Para concluir entendemos que as adequações feitas na casa ainda estão longe do ideal desejado, mais já é um grande avanço, tendo em vista tantos anos de reivindicação e pedidos no ministério publico, de qualquer forma estaremos de olho e cobrando as melhorias que faltam, pois é direito estabelecido em lei federal e passível de sanções aos vereadores. Gostaria de salientar, que tais obras na casa só foram possíveis tendo em vista a luta e sensibilidade dos vereadores, que sempre nos recebe de forma seria e igual e acatam os pedidos feitos pelas diversas entidades de defesa de direito das pessoas com deficiência.
Vão abaixo algumas fotos:
Sugestões, reclamações e denuncias de violações pertinentes ao descumprimento das leis relacionados as pessoas com deficiência ou se você deseja podem ser feitas pelo e-mail: acessibilidadelondrina@hotmail.com ou pelo telefone: (43) 9159 8287.
Nenhum comentário:
Postar um comentário